Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 23/10/2020
15 de Setembro de 2016 - 09:48
ARBORIZAÇÃO
Sinop fica acima da média da OMS em relação às áreas verdes públicas

Junto ao desenvolvimento urbanístico das cidades, também se faz necessário a preocupação com desenvolvimento ecológico e ambiental. O município de Sinop possui aproximadamente 280 hectares de área verde. Deste total, 103,98 hectares são do Parque Florestal, situado na região central da cidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um mínimo de 12 m² de área verde por habitante. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que Sinop tenha 132.934 pessoas domiciliadas, portanto a cidade teria em média 21,06 m² de área verde por habitante.



As espécies que são recomendadas para o plantio na cidade são: Ipê, Oiti, Tamarindo, Chorão, Jambo do Pará, Pata de Vaca, Ingá, Pau Ferro e Alecrim de Campinas. As árvores embelezam as ruas, aumentam as opções de lazer, contribuem para amenizar as altas temperaturas do verão diminuindo o calor através da evapotranspiração das folhas e do sombreamento, aprisionam partículas poluentes (poeira, fumaça, bactérias), serve de abrigo para pássaros, reduzem a poluição sonora e valorizam os imóveis.


Em dezembro de 2015 o Código Municipal de Meio Ambiente sofreu alterações por meio da Lei Complementar nº 116/2015. A principal mudança foi a obrigatoriedade de que todos os novos loteamentos contenham o projeto de “Área Verde e de Arborização Urbana” a ser aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, antes mesmo de passar pela aprovação urbanística do Núcleo de Projetos de Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs).


Caso não seja efetuado o plantio de árvores nas áreas verdes, o responsável pode arcar com multa de 30.000 UR/hectare. Ou, em caso de não ser realizado o plantio das árvores na arborização urbana no passeio público, cabe multa de 100 UR/árvore não plantada. Cabe lembrar que cortar as árvores, ou até mesmo realizar a poda drástica da copa da árvore, sem a autorização está passível de multa. Caso haja a necessidade de se retirar uma árvore por atrapalhar o passeio público nas calçadas ou por oferecer riscos na rede elétrica, é necessário ir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e preencher um formulário solicitando a vistoria. Após a autorização dos fiscais, o morador tem 60 dias para tirá-la e substituí-la.


Desenvolvimento Urbano


O Núcleo de Projetos de Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs) surgiu em 2013, após uma reestruturação da prefeitura. A equipe atual do núcleo é formada por 3 engenheiros civis, 2 arquitetos, 4 desenhistas, além de estagiários que prestam apoio. Um dos principais objetivos é desenvolver, analisar e fiscalizar projetos que venham a se instalar na cidade. O Prodeurbs impede que a cidade cresça de maneira desordenada e cria alternativas para o desenvolvimento urbano da cidade sem “travamentos”. Portanto todos os loteamentos ou novos empreendimentos que queiram se instalar no município passam pela aprovação do Prodeurbs. Além disso, por possuir uma equipe técnica e conhecedora das peculiaridades urbanísticas do município, contribuem nas mudanças necessárias do Plano Diretor através de propostas de leis.

Mais notícias
As mais lidas

Prefeitura Sinop - Desenvolvimento Econômico

Prefeitura de Sinop

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player